Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Rede de Inteligência de Mercado
Início do conteúdo da página

Rede de Inteligência de Mercado

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 18h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 10h11

O que é a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT)?

A RIMT é um ambiente para análise de informações e compartilhamento permanente de experiências – não só entre os órgãos oficiais de turismo, como também com representantes do trade turístico – de modo a orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados. Ela foi prevista pelo Plano Estratégico de Marketing Turístico – Experiências do Brasil: 2014-2018.

Mas o que é Inteligência de Mercado no Turismo? É a capacidade de organizar dados e informações que estão difusos e transformá-los em conteúdo e conhecimento úteis, fornecendo uma visão consistente para a tomada de decisões.

Saiba mais no Documento Referencial da RIMT-  Tipo e tamanho do arquivo: pdf / 968 Kb

 

Objetivos

 

 Objetivo Geral:

Gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros.

 

Objetivos específicos:

  • Integrar políticas públicas;
  • Obter maior efetividade das ações de promoção e apoio à comercialização;
  • Auxiliar a produção de informações, estudos e indicadores de turismo;
  • Antecipar tendências e detectar oportunidades.

 

Quem integra e participa da RIMT

Atualmente, a RIMT é coordenada por MTur e Embratur e apoiada pelo Sebrae Nacional, tendo como membros os representantes dos órgãos oficiais de turismo das UFs e os representantes do Sebrae nos estados. Em um segundo momento, está prevista a inclusão de novos membros representantes das entidades do trade turístico nacional.

Lista dos membros da RIMT - Tipo e tamanho do arquivo: pdf/ 229 Kb


» DOWLOADS

Encontros Nacionais

Acesse as apresentações realizadas, memórias das reuniões, links de vídeos apresentados e demais documentos de cada Encontro Nacional da RIMT.

 

Boletins de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), Estudos e Pesquisas

Acesse os conteúdos e temas mais relevantes produzidos pelos membros e participantes da rede:

BIMT 1ª Edição: Estudo da Demanda Turística Internacional 2012 – 2016

Levantamento de Estratégias de Promoção das UFs Tipo e tamanho do arquivo: pdf / 465 Kb

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página