Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
institucional

Pesquisa vai identificar perfil do turista brasileiro

A primeira etapa da Pesquisa da Demanda Doméstica começa nesta quinta-feira (12) em 137 municípios brasileiros, incluindo as 27 capitais

  • Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 12h32
  • Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 12h46

12 04 18 natal banco imagem foto alex regis
Crédito: Alex Regis/ MTur

Conhecer o perfil do viajante brasileiro para entender o que ele procura e estabelecer políticas públicas para o fortalecimento da atividade turística em todo o Brasil de acordo com as demandas e caraterísticas dos turistas. Esses são alguns dos objetivos da Demanda Doméstica, pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Ministério do Turismo, e que começa a ser realizada nesta quinta-feira (12) em todo o Brasil.

A pesquisa será realizada por telefone e está dividida em quatro etapas distribuídas ao longo de 2018 e início de 2019. Em cada etapa serão entrevistados 5.000 domicílios distribuídos por todo o território nacional.

“Esse estudo é fundamental para entendermos o que o turista brasileiro procura e espera encontrar em nossos destinos. Temos um grande potencial do turismo doméstico e um desafio de chegar a 100 milhões de brasileiros viajando pelo país até 2022 então acredito que estamos no caminho certo para alcançar esses objetivos”, assegurou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.

A metodologia da pesquisa, com coleta de dados por Painel, é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. Com ela será possível obter resultados dos fluxos de viagens turísticas domésticas no país e dos seus gastos entre as diferentes regiões. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.

registrado em:
Fim do conteúdo da página