Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > ‘Virada Turística’ festeja Turismo no Espírito Santo por 360 horas ininterruptas
Início do conteúdo da página
destino

‘Virada Turística’ festeja Turismo no Espírito Santo por 360 horas ininterruptas

Movimento de valorização do turismo no estado reúne atividades simultâneas em pelo menos 13 municípios capixabas

  • Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 10h58
  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 14h34

Por Vanessa Sampaio

09 10 17 SE VilaVelha0011
Crédito: Embratur

De 15 a 29 de outubro, o Espírito Santo vai viver 360 horas de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo no estado. Até agora, 13 municípios aderiram à “Virada Turística Capixaba”, que vai contar com seminários para profissionais do setor, oficinas com gestores públicos, troca de experiências da iniciativa privada, debates com estudantes e sociedade civil e, claro, atrações para turistas. A iniciativa é da secretaria estadual de Turismo e conta com o apoio do Ministério do Turismo.

O objetivo é chamar a atenção para atrativos e produtos turísticos do estado, integrando o trade turístico capixaba para aprimorar o setor de viagens e turismo no Espírito Santo. Além de palestras e capacitações, a programação inclui um encontro de guias de turismo, festas, famtours, eventos culturais e gastronômicos, passeios ciclísticos, espetáculo de teatro e até um concurso fotográfico.

De acordo com a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra, “a Virada vai cumprir a função de projetar, divulgar e qualificar os negócios de turismo no estado. Mas antes disso, o evento é o próprio negócio: impulsiona o setor de viagens como atividade econômica sustentável e contribui para consolidar destinos que se tornam símbolos do turismo no Brasil”, analisa.

ATIVIDADES – Dentro da programação da Virada, o concurso de fotografia que vai eleger a melhor foto turística do Espírito Santo tem inscrições abertas até o dia 20. O vencedor vai ganhar três dias de hospedagem com café da manhã em Guarapari (ES). Se for de outro estado do Brasil, o prêmio garante também as passagens aéreas de ida e volta ao ganhador. Interessados em participar podem conferir as regras em http://viagemgrafia.com.br/concurso-de-fotografia-de-viagem/.

Para gestores públicos, um dos destaques da programação é o 28º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), evento promovido pelo Ministério do Turismo, e que compõe a programação da Virada Capixaba. No dia 17, três representantes do MTur participam dos debates sobre a gestão pública do turismo e seu papel da economia das cidades: o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico do MTur, Rogério Coser, o coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Leonardo Riul, e a coordenadora-geral de Informações Gerenciais do MTur, Gilce Battistuz.

Segundo a subsecretária estadual de Turismo, Simone Modolo, a ideia de criar um grande evento no estado é “que todos conheçam mais sobre tudo que ė feito no Turismo local. As políticas públicas, as atividades, as ações do governo, dos municípios, do trade, das instâncias de governança”. Para Modolo, a expectativa é que “o turista veja que o estado trabalha em conjunto para o desenvolvimento do setor e que valorizamos a atividade. A Virada vai ajudar as pessoas a entenderem melhor a importância social, econômica e cultural que o setor tem para os cidadãos e para o Espírito Santo”, finaliza.

» Confira a programação completa

registrado em:
Fim do conteúdo da página