Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Intenção de viagem sobe pelo terceiro mês consecutivo
Início do conteúdo da página
Institucional

Intenção de viagem sobe pelo terceiro mês consecutivo

MTur registra crescimento de quatro pontos percentuais na intenção de viagem para os próximos seis meses

  • Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 10h06
  • Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 19h47

 

Se depender da disposição do brasileiro, as viagens serão um importante item da cesta de consumo de boa parte da população durante este ano. A tendência é confirmada em pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em março, em sete capitais. O estudo aponta o crescimento da intenção de viagem pelo terceiro mês consecutivo, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento, que se deu nas quatro faixas de renda pesquisadas, foi de quatro pontos percentuais, de 17%, em março de 2016, para 21,3% agora. Este é o percentual de brasileiros que pretendem viajar até setembro deste ano. A grande maioria - 73% - deve viajar pelo Brasil.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem mostra também que o Centro-Oeste foi a região que registrou maior crescimento de demanda. Em janeiro deste ano, apenas 3% dos potenciais viajantes haviam apontado a região como destino. Em fevereiro foram 3,4%, percentual que subiu para 7,9% em março. O Nordeste, no entanto, continua na liderança da preferência do turista nacional, com 41,5% do total de viajantes, seguido pelo Sudeste, com 29,6%.

O aumento da intenção de viagem para os próximos seis meses abrange 5 das 7 capitais pesquisadas: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O maior crescimento foi registrado na capital paulista, de 17,8% em março do ano passado para 23,9%, ou 6,1 pontos percentuais, em 2017.

A maioria dos potenciais viajantes pretendem se deslocar de avião - 62,4% - e se hospedar em hotéis ou pousadas, 53,4%.  As segundas opções de transporte e hospedagem são o automóvel, com 22,5% das preferências, e a casa de parentes e amigos, com 33,6%.

SOBRE A PESQUISA - A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em mais de 2 mil famílias em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página