Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Vídeo revela a reação dos ganhadores em prêmio de sustentabilidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vídeo revela a reação dos ganhadores em prêmio de sustentabilidade

A Agência de Notícias do Turismo mostra o sentimento comum de gestores que decidiram unir a preocupação ambiental às práticas do turismo

  • Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 11h55
  • Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 21h23

 

Pousada flutuante Uacari foi vencedora em duas categorias. Crédito: Rafael Forte
Pousada flutuante Uacari foi vencedora em duas categorias. Crédito: Rafael Forte


Os protagonistas das experiências premiadas pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) na última semana, no Rio, são os personagens de um vídeo produzido pela equipe do Turismo. Eles destacaram a importância do reconhecimento para seguir em frente e continuar a jornada em sintonia com as preocupações ambientais, como afirmou Thiago Cagna, do portal Ecohospedagem, vencedor na categoria parceiros do trade.

Este foi o segundo ano em que o Ministério do Turismo participou como parceiro e da banca do prêmio. De acordo com a coordenadora-geral de Sustentabilidade do MTur, Isabel Barnasque, jurada do prêmio, a sustentabilidade é um dos principais insumos para aumentar a competitividade. “Desenvolver o turismo de forma sustentável é fundamental para o setor. A relação harmoniosa com o Meio Ambiente é essencial para nos mantermos à frente de um processo em que toda a cadeia produtiva tem benefícios”, disse.

Conheça um pouco mais sobre os vencedores:

Categoria Top Sustentabilidade e meios de hospedagem - Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia

Vencedora do Prêmio Braztoa nas categorias Meios de Hospedagem e Top Sustentabilidade, a iniciativa da Pousada Flutuante Uacari desenvolve atividades de ecoturismo de base comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM), reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco. O projeto visa capacitar integrantes da comunidade para desempenhar a atividade hoteleira na pousada e aplicar os recursos obtidos para o desenvolvimento sustentável do empreendimento.

Categoria Agências de Viagem - Vento Sul Turismo: Ações Continuadas de Fomento ao Turismo Sustentável

Começou há muitos anos a criar estratégias de diversidade de segmento e, percebendo o potencial preservacionista existente na atividade turística, passou a estruturar e planejar os roteiros turísticos no interior juntamente com famílias de agricultores envolvidos no projeto.

Categoria associados Braztoa - BWT com o projeto Better World Together

Destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável. As inovações adotadas impactam cerca de cem pessoas com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis na limpeza das instalações até parceria na campanha de doação de órgãos.

Categoria Meios de Hospedagem - Pousada Flutuante Uacari

Iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia pioneira em Ecoturismo de base Comunitária idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

Categoria parceiros do Trade - Portal Ecohospedagem

Oferece opções de hospedagem nas cinco regiões mais turísticas de Santa Catarina. As visitas são preferencialmente acompanhadas por um morador local que se identifique com o tema sustentabilidade.

Categoria parceiros Institucionais - Centro Golfinho Rotador: Projeto Golfinho Rotador no Turismo Sustentável

O Centro Golfinho Rotador foi o vencedor do Prêmio Braztoa na categoria Parceiros Institucionais. A iniciativa desenvolvida em Fernando de Noronha tem como objetivo além de monitorar os golfinhos-rotadores que habitam a região do arquipélago, capacitar os profissionais dos meios de hospedagem em gestão sustentável e promover a educação ambiental aos moradores.

*com informações da Braztoa

Leia mais: Pousada Uacari é a grande vencedora do prêmio Braztoa


< ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


registrado em:
Fim do conteúdo da página