Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Carnaval veneziano movimenta turismo em Santa Catarina
Início do conteúdo da página
DESTINO

Carnaval veneziano movimenta turismo em Santa Catarina

Carnevale di Venezia movimenta a rota turística do sul de Santa Catarina em junho

  • Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 18h23
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 11h14

 

Por Geraldo Gurgel

12 06 18 BaileNovaVeneza José Luiz Ronconi
Carnevale di Venezia.  Crédito: José Luiz Ronconi 

Os turistas que visitam Nova Veneza (SC) entre os dias 14 a 17 de junho poderão participar do Carnevale di Venezia, considerado o maior evento do gênero fora da Itália e reconhecido nacionalmente. Em 2018, a cidade comemora 127 anos de colonização italiana e 60 de emancipação política com um festival gastronômico e o tradicional carnaval com trajes de época e máscaras. Os vinhos coloniais e a grappa (aguardente italiana) ampliam o cardápio de opções e atrações que os turistas encontram em Nova Veneza. Clique aqui para mais informações.

Nova Veneza é um importante reduto da cultura italiana na região Encantos do Sul, de Santa Catarina. Dos 15 mil habitantes, 95% são descendentes de imigrantes que vieram principalmente da região do Vêneto, na Itália. Outra peculiaridade da cultura local é o dialeto Vêneto falado pela maioria da população e que ainda preserva o sotaque original da mais italiana das cidades brasileiras.

Durante o festival, a Praça da Chaminé reúne atrações tipicamente italianas como o exuberante desfile de carnaval à moda antiga, com foliões mascarados ao estilo da italiana Veneza, grupos folclóricos de dança, música regional, além de pratos da cozinha italiana e local como a galinha caipira ensopada. Entre as principais receitas de influência italiana estão: a polenta, a fortaia (prato à base de ovos e queijo) e as massas caseiras encontradas nos restaurantes da cidade.

Destacam-se também o Monumento do Imigrante, localizado no pórtico da cidade, e uma autêntica gôndola veneziana, ancorada no lago da praça principal. O Museu do Imigrante, que abriga mobiliário, ferramentas e utensílios dos pioneiros colonizadores da região, e a Igreja São Marcos, com o relógio da torre oriundo de Veneza, também são atrações ligadas a colonização italiana em Nova Veneza.

12 06 18 Baile Criancas NovaVeneza Fotos José Luiz Ronconi
Carnevale di Venezia.  Crédito: José Luiz Ronconi 

Os turistas ainda são presenteados com uma visita aos sobrados centenários feitos de pedras. Os casarões coloniais, na zona rural, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto arquitetônico fica na Via do Imigrante. A antiga estrada rural, que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio, também faz parte do roteiro de turismo religioso de Nova Veneza e o turista conta com visão privilegiada das belezas naturais da Serra Geral Catarinense.

Além das atrações culturais e históricas, os visitantes ainda poderão apreciar a exuberante natureza no entorno de Nova Veneza. São paisagens de cartão postal com rios cristalinos correndo entre as montanhas cobertas de matas nativas. Ainda é possível fazer trilha no Santuário Ecológico Aguaí e aventurar-se na descida de rapel e tirolesa. Os banhos de cachoeiras também fazem parte do roteiro de natureza e aventura de Nova Veneza. Destacam-se as  cachoeiras Vila Maria (100 metros), Coral (12 metros) e Três Quedas (70 metros).

registrado em:
Fim do conteúdo da página